— Sobre nós

ONG de mulheres negras

Quem somos

O Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado é uma organização da sociedade civil, feminista, sem fins lucrativos, fundada em Goiânia em 2002, com a proposta de colaborar para a construção de uma sociedade justa e solidária, por meio de ações educativas em gênero, raça/etnia, geração de trabalho, renda, direitos humanos, moradia e saúde reprodutiva.

Buscamos contribuir na efetivação de direitos para a construção de uma cidadania plena a partir de uma perspectiva feminista e com vistas à construção de uma sociedade justa, plural, sem racismo e sexismo. Realizamos ações educativas em gênero, raça, empreendedorismo étnico e cultural, geração de trabalho e renda, moradia, direitos humanos e saúde reprodutiva. Nossa atuação busca intervir, de forma direta, nas políticas públicas para mulheres e adolescentes negras.

Dandaras

Marta Cezaria de Oliveira

Fundadora da ONG Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado

Deuzilia Pereira da Cruz

Coordenadora Geral

Purêza Lopes Matos

Assistente da Coordenadora Geral

Anadir Cezário de Oliveira

Coordenadora Administrativa e Financeira

Eriene Severino de Carvalho

Assistente da Coordenadora Administrativa e Financeira

O Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado se constitui como ponto de acolhimento às mulheres, sobretudo às mulheres negras em situações de vulnerabilidade social. Nosso grupo é um espaço de atenção à demanda pela autonomia e sustentabilidade financeira de mulheres que precisam sair de situações de violência, seja ela violência doméstica, de gênero, étnico-racial, sexual, moral e psicológica no âmbito social e institucional, vividas, majoritariamente, nas famílias brasileiras de mulheres negras e pobres. Há o estabelecimento de uma relação direta do grupo com as interlocutoras das ações e projetos da organização, na medida em que as ações coletivas, as oficinas de formação, as possibilidades de autonomia financeira e o incentivo aos estudos e a formas de geração de renda impactam a realidade pessoal de cada mulher que passa pela ONG. O resultado disso é que, ao longo de 19 anos de existência, a organização mudou a vida de muita gente e muitas dessas pessoas permaneceram na ação coletiva para transformar outras vidas. Nesse sentido, as Dandaras são responsáveis por criar, no estado de Goiás, uma rede consolidada de mulheres e de movimentos sociais que atuam como parceiros e parceiras na luta social. Essa rede sai das atuações particulares e consegue se consolidar pela atuação coletiva, a partir da organização conjunta de movimentos que se articulam pela criação de políticas públicas voltadas aos direitos plenos das mulheres, sobretudo das mulheres negras, marcadas também por uma condição inferiorizante de classe.

Locais de atuação